Darfur
O conflito que desde Fevereiro de 2003 se arrasta em Darfur é descrito pelas NU como uma das piores crises humanitárias, afectando cerca de 3.6 milhões de pessoas. Os confrontos entre grupos rebeldes, forças de segurança e as milícias Janjaweed continuam por controlar. Aldeias inteiras foram arrasadas e 400.000 pessoas morreram.
Com uma equipa de 160 pessoas no terreno, a UNICEF está a apoiar as seguintes áreas:
Água e saneamento – A UNICEF já prestou assistência a cerca de 2.3 mil pessoas através da reabilitação e manutenção de mais de 2.000 postos de abastecimento de água e da construção de latrinas comunitárias.
Saúde e nutrição – Campanhas de vacinação de crianças, apoio a 61 centros de alimentação terapêutica que já abrangeram mais de 20.000 crianças gravemente nutridas.
Protecção – A UNICEF apoia a criação e manutenção de espaços “amigos das crianças” e actividades psico-sociais que já acolheram mais de 170.000 crianças.
Educação – Em tempo de crise as actividades educativas são fundamentais para proporcionar um ambiente protector para as crianças. A construção de escolas provisórias, a formação de professores e o fornecimento de material escolar são algumas das intervenções da UNICEF nesta área.