Sri Lanka
O conflito interno no Sri Lanka, que dura há 25 anos, já causou a morte de mais de 70.000 pessoas. No meio de violentes combates e de um número desconhecido de mortes de civis, perto de 100.000, entre as quais aproximadamente 30.000 crianças, fugiram da zona de combates para o território controlado pelo governo.
Dezenas de milhares de civis, incluindo um grande número de crianças, continuam encurraladas em pequenas áreas a viver em circunstâncias extremamente difíceis e correndo o risco de serem apanhadas pelo fogo cruzados dos violentos confrontos. Cerca de 200.000 civis procuraram refúgio em campos de deslocados já sobrelotados. As mulheres e as crianças que conseguiram fugir passaram por situações extremamente difíceis como a falta de comida, de água e condições de saneamento por um período muito longo pelo que precisam de apoio humanitário urgente. Prevê-se o aumento do número de pessoas que precisam de assistência.
Acção por parte da UNICEF :
A UNICEF está a enviar leite terapêutico e suplementos alimentares para os campos, tendo já fornecido 230 toneladas de bens nutricionais e está a criar 21 centros de alimentação terapêutica para crianças gravemente mal nutridas. Continua a fornecer vitamina A a todas as crianças com menos de cinco anos e mulheres grávidas e lactantes. A melhoria das práticas de aleitamento materno está também a ser promovida nos campos.